Estudos Clássicos

2016_10_13__banner_div_v1-01

 

O que são os Ciclos de Estudos Clássicos?

 

Trata-se de uma proposta de leitura de livros clássicos (no sentido em que Motimer J. Adler emprega o termo), seguindo o percurso da história ocidental, de acordo com um programa esboçado pelo professor Adler em seu “Programa “As Grandes Ideias’”, adaptado e aperfeiçoado pelo professor Rafael Nogueira. Em outras palavras, um Ciclo corresponde a uma viagem histórica, desde a Grécia Antiga até o Brasil de hoje, realizada por meio de 9 encontros nos quais serão analisados e discutidos determinados livros pré-selecionados. Este primeiro ciclo mesclará temas e gêneros, chamando-se, por isso, “Uma Introdução Geral aos Clássicos”. Outros ciclos poderão ser propostas após a conclusão deste.

 

O percurso completo terá sempre um tema central que norteará a escolha de 36 unidades de leitura (livros, capítulos, excertos, artigos) que serão discutidos nos referidos encontros mensais.

 

Em meados de 2017, o professor e os alunos poderão escolher percorrer a história novamente tomando por norte outro tema central (Política e Governo, Filosofia, Religião, Ciências Naturais, Literatura Imaginativa etc.). Será, então, um novo Ciclo de Estudos, desta vez, sob outro enfoque.

 

A cada encontro, o professor fará exposições e abrirá questionamentos. Apresentará as estruturas das obras (leitura estrutural); analisará as palavras principais, os cenários e os argumentos mais significativos (leitura analítica); apresentará pontos de vista de autores que escreveram sobre as obras em estudo (leitura extrínseca); fixará seus limites (leitura crítica); vinculará uma obra a outra (leitura sintópica); apresentará algumas de suas observações mais pessoais e íntimas (leitura pessoal); e promoverá um diálogo amistoso e produtivo (leitura compartilhada).

 

A didática mescla características de um curso universitário de humanidades com as de um grupo de estudos, ao mesmo tempo sério e amigável, focado e flexível. Serão fincadas as bases da erudição enquanto as faculdades intelectuais de serão exercitadas e aprimoradas, de pouco em pouco, pelo contato com os grandes mestres da humanidade, e pelo diálogo estabelecido entre o professor e os alunos.

 

Quem quer expandir seu horizonte de consciência; herdar os tesouros da sabedoria ocidental e da cultura luso-brasileira; adquirir maior domínio da história, pelo repasse cronológico das obras de todos os séculos; ser mais culto; tornar-se cidadão pleno, capaz de entender como o mundo se transformou no que é; aprimorar-se sob os aspectos intelectual, moral e cívico; e, enfim, tornar-se mais sábio, pela compreensão de si mesmo, dos semelhantes e dos diferentes, da sociedade e da natureza: eis o curso que procura! Será muito bem-vindo aos nossos estudos e encontros culturais!

 

Sobre o Professor

 

O Professor Rafael Nogueira dirige grupos de leitura de livros clássicos há mais dez anos, quando, na Universidade Católica de Santos, abriu o Grupo de Estudos Jusfilosóficos para suprir as deficiência culturais dos estudantes de direito. Em 2016, a sede da iniciativa passou para o NEC (Núcleo de Ensino e Cultura), com o título “Ciclos de Estudos Clássicos”, e está agora em São Paulo, na paróquia Nossa Senhora de Fátima. O professor é formado em Filosofia e Direito. Nas escolas da Baixada Santista — a Escola Henrique Oswald, de São Vicente, e a ETEC Aristóteles Ferreira, de Santos — já lecionou Geografia, Ética e Cidadania, Empreendedorismo, Sociologia, Inglês, Redação, História e Filosofia, com destaque para as duas últimas, que ainda leciona. Dá aulas particulares de Humanidades e Redação para Enem, vestibulares e concursos. É estudioso da vida e da obra de José Bonifácio de Andrada e Silva — que já estuda também há dez anos e sobre quem dá palestras frequentes, além de trabalhar em projetos cujos resultados serão um livro e um filme –, e dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, cujos estudos, realizados em parte no exterior, têm sido expostos via “internet” pelo site História Expressa, e aparecerão, futuramente, na forma de livros.

 

Investimento

 

R$ 85,00

 

Informações sobre depósito:
Para efetivar o cadastro é necessário enviar o comprovante do depósito/transferência para o e-mail: contato@somarparavencer.com.br

Pagamento através de depósito bancário ou transferência na conta:
Banco Itaú
Agência 7928
Conta Corrente 11776-6

CNPJ: 24.934.984/0001-46

 

Data limite

 

09/11/2016

 

Programação do Curso

 

Programação do Curso (.docx / 14KB)